top of page
Foto do escritorRosinha Martins

60ª Assembleia Geral da CNBB, reúne bispos em Aparecida


Bispos reunidos na 59ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, SP. Foto: CNBB

POR ROSINHA MARTINS


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza na manhã desta quarta 19, Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, SP, a abertura da sua 60ª Assembleia Geral, da qual participam cerca de 400 bispos, 12 membros das comissões, dois representes do Conselho Episcopal Latino-americano e dois bispos delegados para os Sínodo 2021-2024. A Assembleia tem como objetivos principais avaliar a caminhada do quadriênio 2019-2024 a partir de dois temas centrais, a saber, o rescaldo da pandemia e as tensões política e eleger a nova presidência da instituição.


Em entrevista recente, o atual presidente da Conferência, Dom Walmor Oliveira de Azevedo falou sobre os desafios enfrentados pela Igreja do Brasil nos últimos quatro anos e ressaltou que o mundo sofreu com as consequências de uma grave pandemia, que vitimou muitas pessoas, enlutou famílias. “A Igreja, neste contexto, mesmo nas fases mais agudas de transmissão da doença, com o necessário distanciamento social, intensificou ainda mais o seu trabalho de amparo espiritual e social. Para isso, rapidamente aprendeu a lidar com as novas ferramentas tecnológicas de comunicação, fazendo-se presente no dia a dia das pessoas de muitas formas”.


Dom Walmor observou, ainda, sobre o cenário político no qual esteve imersa a Igreja e desafiada na fidelidade aos seus princípios. “O Brasil viveu uma escalada das polarizações, com rupturas, inclusive, dentro das famílias, provocadas por desavenças político ideológicas”. O arcebispo caracterizou como “um cenário triste, emoldurado pela disseminação crescente de notícias falsas. Um momento ápice dessas polarizações foi vivenciado no último processo eleitoral”.


Neste contexto, segundo Dom Walmor, os bispos "estiveram sempre do lado dos pobres, fiéis aos valores do Evangelho, levantando corajosa e profeticamente a sua voz para denunciar as ameaças à sociedade e à democracia, e o abandono dos pobres".


Para acompanhar a 60ª Assembleia, acesse 60ª Assembleia Geral da CNBB - CNBB


Fonte: RM Notícias

Comments


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

bottom of page