top of page
Foto do escritorRosinha Martins

“A Inteligência Artificial ajuda se nela houver um coração”



Rosa Martins


Por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no último dia 12 de maio, o consultor do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé e diretor de comunicação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) o Prof. e Dr. em comunicação, Óscar Elizalde Prada, falou sobre o tema deste ano proposto por Francisco, ‘Inteligência Artificial e Sabedoria do coração’.


De acordo com Prada o tema é uma provação para que toda a Igreja e as pessoas de boa vontade reflitam sobre os desafios que os avanços da Inteligência Artificial impõem a todos. “Nestes tempos se faz necessária uma renovada inteligência comunicativa e uma sabedoria do coração para além da inteligência artificial”.

"A Inteligência Artificial ajuda se nela houver um coração". A frase, conta Elizalde, Francisco disse em uma Assembleia para comunicadores em Roma, quando se dirigiu à Irmã Veronica Donatello, tradutora de suas homilias para libras. "Você se dirige aos surdos, aos mudos com todo um conhecimento técnico. Mas por trás dessa comunicação há seu coração humano, de mulher e Irmã, o que faz toda a diferença".

Ancorado em sua longa experiência como comunicador na Igreja da América Latina e na mensagem do Papa, Prada descreve algumas características do comunicador cristão, que para ele são fundamentais:  é um boa pessoa e, por isso, se apropria da sua vocação, sabe compartilhar os valores humanos (o que também faz parte da sabedoria do coração);  é apaixonado pela verdade (o coração fala da verdade); tem capacidade de autocrítica, como também de gerar conhecimento para compartilhar sem reservas;  tem sensibilidade pela alteridade (a exemplo do bom samaritano) e, por ser comunicador sábio de coração procura é independente. Quem tem a sabedoria do coração se encanta com os valores do Evangelho. Assista:




 

 

Comments


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

bottom of page