top of page
Foto do escritorRosinha Martins

Artista franco africana, Aya Nakamura, brilha nas Olimpíadas


Aya Nakamura. Foto: divulgação


A artista franco africana, Aya Nakamura brilhou nas abertura das Olimpíadas de Paris. Aos 29 anos, coleciona sucessos em sua carreira e sofreu ataques ao ser anunciada como a escolhida para a cerimônia.

A abertura das Olimpíadas de Paris 2024 aconteceu nesta sexta, 26, e marcou o início oficial dos jogos. O evento contou com a chegada das delegações e apresentações artísticas.


Nascida em Bamako, Aya Danioko imigrou para a França com sua família, crescendo em Aulnay-sous-Bois. Nascida em uma família de griôs (contadores de histórias da África Ocidental), ela é a mais velha de cinco irmãos. Aya estudou moda na La Courneuve. Mais tarde, ela começou na música adotando o nome artístico Aya Nakamura, em homenagem ao personagem Hiro Nakamura da série de drama de ficção científica da NBC, Heroes.


Nakamura é extremamente famosa na França, Na verdade, Aya Nakamura é a artista francesa mais ouvida no mundo. Ao todo, ela possui 6 bilhões de ouvintes nas plataformas de música.


Sua música de maior sucesso é 'Djadja', que já possui quase um bilhão de reproduções no YouTube. Aya Nakamura lançou seu 4º álbum de estúdio no ano passado, chamado DNK. Neste ano, ganhou o prêmio de melhor artista feminina no "Victoires de la Musique", que premia grandes nomes da música francesa. Uma curiosidade é que seu nome artístico é personagem Hiro Nakamura da série 'Heroes'.


Polêmica nos Jogos Olímpicos de Paris 2024


Quando Aya Nakamura ainda estava sendo cotada para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, a cantora começou a receber muitos ataques racistas e xenofóbicos. As críticas vieram principalmente da extrema direita francesa, que chegou a chamar sua participação como uma 'humilhação'.

Após ser confirmada nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Aya Nakamura foi defendida pelo próprio presidente francês, Emmanuel Macron. "Seu lugar está garantido em uma cerimônia de abertura ou de encerramento dos Jogos, já que ela fala com muitos de nossos compatriotas", disse durante a inauguração do Centro Aquático Olímpico em Saint-Denis, em Paris.



Fonte: RM com Uol.

Comments


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

bottom of page