“Chega de envergonhar Portugal, chega de envergonhar as instituições”
Presidente Lula é aplaudido de pé pela maioria no Parlamento, embora tenha sido provocado por um pequeno grupo de extrema direita
POR ROSINHA MARTINS
A expressão é do presidente do Parlamento português, Santos Silva, durante discurso do presidente Lula nesta terça-feira, 25 de abril, por ocasião da comemoração da queda da ditadura de Antônio de Oliveira Salazar em Portugal, ocorrida em 25 de abril de1974.
Santos Silva pediu licença a Lula, interrompendo-o, para dar uma bronca em um pequeno grupo de 11 parlamentares de extrema direita, do partido ‘Chega’, que protestavam com bandeiras da Ucrânia, faixas onde se lia “chega de corrupção”, ‘lugar de ladrão é na prisão’ e batidas na mesa a cada fala do presidente brasileiro. Visivelmente irritado, Santos Silva ergueu a voz. “Quem quiser permanecer nessa Assembleia tem que se comportar com dignidade e educação. Chega de insultos, chega de envergonhar as instituições, chega de envergonhar o nome de Portugal”, disse com firmeza.
Por outro lado, durante todo o seu discurso, Lula era aplaudido de pé pela maioria dos presentes.
O presidente Lula encerrou seu discurso pedindo bênçãos para os dois países e com uma ode à democracia. “Que deus abençoe Portugal, abençoe o Brasil, e viva a liberdade e a democracia. E não ao fascismo político e injusto”.
Sem citar diretamente o partido extremista, Lula concluiu. “Eu acho que essas pessoas, quando voltarem para casa e deitarem a cabeça no travesseiro, vão pensar: 'que papelão nós fizemos'".
O presidente do Parlamento Santos Silva, à sós, pediu desculpas a Lula, em nome do Parlamento Português pelo ocorrido.
Comments