top of page
Foto do escritorRosinha Martins

Dia da África: "Nunca desistam de seus sonhos", diz Papa às crianças africanas


Papa Francisco com crianças africanas no Dia da África. Foto: Vaticanews


O Papa recebeu um grupo de vários países por ocasião do Dia da África.


O Dia da África foi celebrado em 25 de maio. Nesse contexto, o Papa recebeu em audiência um grupo de crianças de várias nações do continente, a quem Francisco lembrou que o que é celebrado nessa data "simboliza a luta de todo o continente pela libertação, pelo desenvolvimento e pelo progresso econômico e social, bem como pela valorização e aprofundamento da cultura africana".


"Vocês são o sinal dessa rica diversidade cultural", disse-lhes o Papa, convidando-os a "ter a audácia de ser 'diferentes'" e a "dar testemunho da beleza da generosidade, do serviço, da pureza, da coragem, do perdão, da luta pela justiça e pelo bem comum, do amor pelos pobres, da amizade social".


"Sua querida terra africana está enfrentando enormes desafios, como o terrorismo, a má governança, a corrupção, o desemprego juvenil em massa, a migração, os conflitos intercomunitários, a crise climática e alimentar...", continuou. "Nesse contexto, vocês podem se sentir impotentes e desanimados", reconheceu. "Mas vocês são jovens, têm muitos talentos dentro de vocês, têm grandes ambições, têm grandes sonhos", disse ele, incentivando-os a segui-los.


Lutando pela paz


"Queridos amigos, gostaria de dizer o seguinte a cada um de vocês: nunca desistam de seus sonhos, nunca enterrem uma vocação para o bem, nunca desistam. Continuem sempre a buscar formas, pelo menos parciais ou imperfeitas, de viver o que reconhecem em seu discernimento como uma vocação autêntica", disse ele.


Por fim, ele os incentivou a se deixarem iluminar "pelos conselhos e testemunhos dos mais velhos". "O diálogo com nossas raízes, o diálogo com nossos anciãos, com nossos avós, com aqueles que nos precederam, nos permite seguir em frente". "Vamos pensar em um dos grandes desafios da vida: a luta pela paz", disse ele. "Sejam embaixadores da paz, para que o mundo possa redescobrir a beleza do amor, da convivência, da fraternidade e da solidariedade".

Comments


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

bottom of page