Flup 2023 homenageia Machado de Assis e Mãe Beata de Iemanjá
POR BARBARA SOUZA
No sábado (13), próximo passado começou a 13ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup). O evento gratuito foi realizado na Ladeira do Livramento, na Providência, que além de ser a favela mais antiga do país, está localizada no bairro da Gamboa, considerada uma referência das culturas afro-brasileiras. A data foi escolhida por ser o dia da abolição da escravidão no Brasil e o dia dos pretos e pretas velhas nas religiões de matriz africana.
O dia também foi escolhido por ser o dia do nascimento do escritor Lima Barreto, que é a inspiração do livro “Quilombo do Lima”, que reúne contos de 22 autores negros, e que será lançado no evento. Nesta edição o grande homenageado será Machado de Assis – nascido na Providência – ao lado da Mãe Beata de Iemanjá, com o tema Mundo da palavra, palavra do mundo.
O tema faz referência ao escritor negro que fundou a Academia Brasileira de Letras (ABL), considerado um dos maiores escritores do país, e a Iyalorixá e escritora que, além dos terreiros de Candomblé, atuou também na luta pelos direitos humanos, com foco nas questões raciais, de gênero e LGBTQIA+. Com isso, a Flup 2023 promete uma série de atividades culturais ao longo do dia, para todas as idades.
Leia também: Prêmio Sim à Igualdade Racial reúne personalidades negras e indígenas no Rio de Janeiro
A programação começa às 10h e vai até às 22h. São previstos cortejos carnavalescos, atividades infantis, feijoada, mesa de debate, homenagem à Mãe Beata de Iemanjá, apresentações musicais e uma lavagem das escadarias da Arena Samol, onde será realizado o evento. Nomes como Gilberto Gil e Pretinhas Leitoras fazem parte da programação completa que pode ser acessada na página do evento.
Fonte: Notícia Preta
Comments