Francisco: um Papa 'fora da curva'
Um Papa "fora da curva", que arrisca pela reforma e se alegra com a epifania da novidade e a celebra com boas risadas, contaminando a Igreja e o mundo com o perfume da leveza.
Foto: divulgação
Rosa Martins
Uma singela homenagem ao Papa Francisco, desde o outro lado do mundo, nesta fase de aspirante na área musical. Esta canção fantástica de Ney Matogrosso é plena de sentidos e nos ajuda a rezar, a imaginar uma comunicação transformadora. Ela me faz pensar no Papa Francisco.
Só um Papa “fora da curva” pode realizar as maravilhas que Francisco tem realizado na Igreja e na sociedade. Num mundo em que os Meios de Comunicação são marcados por potentes avanços tecnológicos, Francisco nos ensina que a comunicação humana não pode prescindir da relação interpessoal, do contato, do abraço. Cientistas afirmam que a comunicação interpessoal é fundamental para a saúde dos humanos: ela produz relaxamento. A comunicação física ajuda a manter e estabelecer relações boas e estáveis. Como homo sapiens, pertencente à classe dos mamíferos, o ser humano precisa de um ninho”, afirma o professor da Universidade de Leipzig, Alemanha, Martin Grunwlad. É neste ninho onde experimentamos o abraço, o toque, o cheiro, a troca microbiota, que temos a nossa sobrevivência garantida no Planeta, nossa Casa Comum.
Francisco entende perfeitamente que o ser humano para se realizar como pessoa, para ter uma relação perfeita com Deus, com os outros seres humanos, consigo mesmo e com a natureza, precisa se relacionar fisicamente. E é por esta comunicação física entre os humanos que passa o Evangelho, que passa o amor, porque Deus viu que assim era do seu agrado. “E ele criou o homem e a mulher para que nenhum estivesse só, e viu que era muito bom” (Gn 1, 31)
Ele se denominou “do Fim do Mundo”, mas ele é também é um Papa “fora da curva”, que transcende a história e a realidade (como bom jesuíta Francisco é um homem, filho de Inácio de Loyola e apaixonado por literatura, pela arte), para encará-la com os olhos de Deus, porque como bem ensina Santo Inácio, “o Senhor está em todas as coisas criadas”. Um Papa que arrisca pela reforma e se alegra com a epifania da novidade e a celebra com boas risadas, contaminando a Igreja e o mundo com o perfume da leveza.
Obrigada Papa Francisco por iluminar a nossa vida, a minha vida, com faíscas de céu num mundo amado por Deus, porém tão carente de paz e de humanidade. Obrigada, porque Sua Santidade, assim tão humana, tem me ajudado a encontrar Deus e ser uma pessoa melhor.
À Sua Santidade, todo meu amor, respeito e admiração.
Assista:
Comments