Kamala Harris é candidata única à indicação com apoio 'esmagador' dos delegados do partido
Brendan Smialowski/Getty
POR G1
A vice-presidente, Kamala Harris, é a candidata única à indicação do Partido Democrata para disputar a presidência contra o republicano Donald Trump, disse a liderança democrata nesta terça-feira (30). Os delegados vão oficializar a candidatura de Kamala em votação virtual entre 1º e 5 de agosto.
Kamala obteve um apoio considerado "esmagador" dos delegados do partido consultados: um total de 3.923 delegados, 99% do total, disseram à liderança democrata que apoiam a vice-presidente, que também recebeu suporte do presidente Joe Biden quando ele desistiu da corrida eleitoral, em 21 de
Os líderes do Comitê Nacional Democrata (CND), Jaime Harrison e Minyon Moore, também anunciaram que a votação na lista virtual – o processo pelo qual a vice-presidente Harris se tornará oficialmente a candidata democrata – começará em 1º de agosto e terminará em 5 de agosto.
Kamala vai escolher o vice de sua chapa até a próxima segunda-feira (5) e fará o comício com a pessoa escolhida na Filadélfia na terça (6), segundo fontes ouvidas pela Reuters.
Com isso, a chapa democrata será definida antes da Convenção Nacional Democrata, agendada para acontecer entre 19 e 22 de agosto em Chicago, quando normalmente ocorre a oficialização dos nomes da disputa. A Convenção, no entanto, continua agendada e é um momento importante no processo político dos EUA.
O anúncio representou mais uma oficialização da candidatura de Kamala em seu caminho para se tornar a cabeça de chapa democrata. A vice-presidente dos EUA obteve um rápido apoio de figuras importantes do partido, conquistando delegados suficientes para a indicação menos de 48h após a desistência de Biden, e se tornou unanimidade entre os democratas como o nome para derrotar Trump.
Nenhum outro político democrata obteve o mínimo de 300 assinaturas de delegados para desafiar Kamala, segundo os democratas --isso reflete a união do partido pela vice-presidente.
Quem é Kamala Harris, a vice favorita a assumir a candidatura democrata após desistência de Biden
“Delegados democratas de todo o país fizeram suas vozes serem ouvidas, apoiando esmagadoramente a vice-presidente Kamala Harris como a candidata presumível do Partido Democrata. Nossos delegados têm uma responsabilidade – e uma oportunidade – importante nos próximos dias para votar de forma histórica na vice-presidente Harris, garantindo que ela esteja na cédula em todos os estados em novembro", disse comunicado do CND.
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, publicou em suas redes sociais um comunicado em que afirma ter o apoio de delegados suficientes de seu partido para ser candidata à Presidência dos EUA. Ela se disse honrada por ter conquistado o apoio dos aliados para concorrer à Casa Branca.
"Quando eu anuinciei minha campanha para presidente, eu disse que queria conquistar essa nomeação. Nesta noite [madrugada de terça, 23, em Brasília], me sinto honrada em ter assegurado o amplo apoio necessário para me tornar a nomeada do partido", escreveu, em um comunicado divulgado na plataforma X.
Ela agradeceu o apoio dos delegados da Califórnia, Estado onde nasceu e iniciou sua trajetória política, e o presidente, Joe Biden.
Commentaires