top of page
Foto do escritorRosinha Martins

O Dia do Rosário agora é nacional

Os brasileiros têm o seu Dia Nacional do Rosário: é o dia 7 de outubro, data sancionada pelo presidente interino do Brasil.



Rosa Martins - Vatican News

O Dia Nacional do Rosário, a ser celebrado no dia 7 de outubro de cada ano, foi sancionado pelo presidente em execício da República, Geraldo Alckmin. O ato se deu após aprovação simbólica da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A notícia foi divulgada no Diário Oficial nesta quarta-feira, 06 de dezembro.

A data, em que os católicos passam a ser convocados a rezar ao meio-dia o Terço em âmbito nacional, é a mesma na qual a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário. São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, foi o grande propagador do Rosário no início do século XIII.


Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens pretos

No Brasil, a festa de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira dos escravos do Brasil colonial, foi realizada pela primeira vez em Olinda (PE), no ano de 1645.

Mulher preta e vereadora de São Paulo, Luana Alves, em entrevista à Rádio Vaticano – Vatican News afirmou que as Irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Homens pretos, iniciadas no século XIX, eram e continuam sendo espaços para as comunidades negras dentro de igrejas a fim de manifestarem a sua fé de forma segura. “É importante – continuou -, que todas as manifestações espirituais sejam valorizadas pois vivemos em um país que garante a liberdade religiosa”.


Historicamente, segundo Alves, muitas Igrejas foram construídas por essas irmandades. Em São Paulo, as igrejas dos bairros do Paissandu e da Penha têm uma relação grande com essa confraria. “Espero que a sanção da data comemorativa signifique também o resgate da história da espiritualidade do povo negro e de como esta espiritualidade e a organização social deste povo construiu e constrói muito do que temos hoje”, afirma.

Já o assessor nacional do Terço dos Homens, padre Vandemir Jozoé Meister afirmou para a Rádio Vaticano que sempre existiu na história da Igreja a devoção à oração do Rosário por parte dos homens. O movimento foi muito forte na época medieval. No Brasil, entre 1500 a 1600 os missionários organizavam os homens para rezar o Terço ao cair da tarde. Neste contexto surge, também o Rosário dos negros. “A novidade do terço dos homens, hoje, está na sua expansão pelas comunidades. Não é só rezar o Terço, há um ritual que é que torna interessante a participação no grupo.”, enfatiza.


O Movimento do Terço dos homens

Nos últimos anos tem crescido, significativamente, no Brasil, o movimento do Terço dos homens. Milton Gonçalves de Lima, o Miltinho, paulistano, coordenador do movimento do terço dos homens na região episcopal Belém, disse que “é uma realidade o aumento desta devoção entre os homens. A conversão de um homem arrasta a família inteira e tenho testemunhado isso. Sinto-me muito feliz por participar deste movimento”, disse.




Para o missionário e pároco do Santuário Sagrado Coração em Vila Formosa, São Paulo, padre Reuberson, “a instituição de uma data simbólica revela a importância que tem para o imaginário católico brasileiro, a devoção mariana, e sobretudo da oração do Rosário. Espero que vá além da instrumentalização de símbolos religiosos”, ressaltou.



Comments


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

bottom of page