O Papa Francisco continua fazendo exames, mas médicos descartam pneumonia
O Pontífice não tem data de alta, mas o Vaticano confirma que não há razão para se preocupar com a sua saúde
Foto: Vidanueva
DA REDAÇÃO
O Papa Francisco não tem pneumonia. Os médicos descartaram este diagnóstico e continuaram a testá-lo esta manhã. Segundo o Vaticano, Francisco passou uma boa noite no hospital Gemelli depois de ter sido internado ontem com uma infecção respiratória. Hoje continuarão a relatar ao longo do dia com os vários boletins médicos.
“O Papa Francisco está comovido com as muitas mensagens que recebeu e expressa a sua gratidão pela proximidade e orações.
Jorge Mario Bergoglio ficou assustado e colocou todos em atenção. Quando disse que tinha dores no peito quando já estava na sua residênci, casa Santa Marta. Foi isto que a vaticanista Elisabetta Piqué noticiou no jornal La Nación. Aparentemente, Francisco terá partilhado com o seu assistente de saúde pessoal, Massimiliano Strappetti, que o aconselhou a ir imediatamente ao hospital Gemelli para um check-up.
Vários exames
Foi levado de ambulância e após a realização de testes, descartaram qualquer problema grave relacionado quer com um problema cardíaco quer com a operação para diverticulite no seu intestino, para a qual foi operado há dois anos.
Como a Santa Sé explicou numa declaração no final da tarde, os vários “exames” a que foi submetido por especialistas médicos descartaram uma “infecção respiratória”. No entanto, os médicos anunciaram que Francisco “precisará de alguns dias de terapia médica apropriada no hospital”, motivo pelo qual sua agenda para quinta-feira e sexta-feira foi cancelada.
Domingo de Ramos
Teve também de adiar uma entrevista programada na televisão com a jornalista italiana Lorena Bianchetti, a partir de um programa religioso da RAI. Ainda não se saber se o Papa estará ou não presente em São Pedro para presidir à procissão das palmas das mãos e à missa de Domingo de Ramos que marca o início da Semana Santa.
Embora a situação pareça estar sob controle, há que ter em conta que se trata de um paciente de 86 anos e que aos 21 anos de idade teve um caso grave de pneumonia que forçou a remoção do lobo superior do seu pulmão direito no Hospital Sirio Libanés em Buenos Aires.
A última vez que Francisco foi hospitalizado foi em Julho de 2021, no mesmo centro, onde foi submetido a uma cirurgia para diverticulite.
Rosinha Martins com informações de Vida Nueva
Tradução: Rosinha Martins
Comments