O Papa: “obrigado porque vocês nos fazem rir”
No final da Audiência geral desta quarta-feira, 29 de novembro, o Papa Francisco se divertiu muito com apresentações circenses.
Papa com circenses na Aula Paulo VI na Audiência geral. Foto: Vatican Media
Rosa Martins – Vatican News No final da Audiência geral um grupo composto por contorcionistas, malabaristas e dançarinos subiu ao palco da sala Paulo VI, arrancando gargalhadas do Papa. Os jovens são participantes do Festival de talentos circenses italiano.
Audiência geral- Francisco cumprimenta circenses na Aula Paulo VI. Foto: Vatican Media
O circo: a mística da brincadeira
O Papa, que está evitando falar por causa do estado gripal que o acometeu, não poupou palavras quando espontaneamente, antes da bênção, se dirigiu aos artistas circenses para lhes agradecer o momento de descontração. “Gostaria de agradecer por este momento de alegria”, disse. Enfatizou que o circo expressa a dimensão humana da alegria gratuita, simples, feita a partir da mística da brincadeira. “Agradeço muito a esses rapazes e moças que nos fizeram rir, mas também nos deram um exemplo de treinamento, porque para chegarem onde chegaram precisam de muito treino. Agradeçamos com um belo aplauso”.
Fala do Papa ecoa no Brasil
Sobre o tema do circo, a Diretora Executiva Nacional da Pastoral dos Nômades no Brasil, Maria Cristina Garcia, falou à Rádio Vaticano – Vatican News. Disse que a Pastoral dos Nômades ficou sensibilizada com a atitude do Papa Francisco em animar a população circense.
Cristina Garcia e o palhaço Pessebe -Circo Fênix - Bahia- BA
A Pastoral dos Nômades no Brasil é um serviço da Igreja que se propõe a atender pastoralmente o pessoal de circo, os ciganos e o pessoal de parques de diversão.
Com relação aos circenses, a pastoral, em suas atividades e metodologia se caracteriza pela busca da inculturação. Isso se dá por meio do contato e do convívio no e com o ambiente nômade, evitando qualquer forma de paternalismo e dominação cultural.
Como ação de trabalho incentivam a manutenção do patrimônio cultural, que se passa de geração em geração. A Pastoral se preocupa ainda em denunciar a violação dos direitos humanos dos quais eles são vítimas.
A Pastoral contribui para que os circenses tenham acesso aos direitos sociais fundamentais, porque, por serem nômades, têm dificuldades de serem aceitos em determinados ambientes. “Uma população hoje tão sofrida por causa de muita discriminação, de muito abandono. Eu acredito que com sua fala o Papa anima nossa ação pastoral, revigora o nosso empenho em cuidar, em estar presente no mundo circense. O circo é de certa forma um local de muito amor”.
O palhaço Pessebe, que tem um circo de nome Fenix também conversou com a Rádio Vaticano – Vatican News sobre a atitude do Papa e a importância que o artista circense tem na sociedade.
Comments