top of page
Foto do escritorRosinha Martins

Papa Francisco: “Incluir as mulheres não é uma moda feminista, mas um ato de justiça”

Atualizado: 7 de out. de 2023

Francisco nomeou neste sábado, 7, uma religiosa para a secretaria do Discastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica


Francisco em Audiência com as Missionárias e Missionários da Consolata, cumprimenta Irmã Simona Brambilla/2017. Foto: Agensir/it


POR ROSINHA MARTINS

RM Notícias


A expressão convicta de Francisco, em entrevista à CNN Portugal em 2022, que “incluir as mulheres não é uma moda feminista, mas um ato de justiça”, ressoa mais uma vez neste sábado 7 de outubro de 2023, quando o Sumo Pontífice convida e nomeia para secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Irmã Simona Brambilla, mc.


Simona faz parte do grupo das 7 mulheres nomeadas pelo Papa Francisco, em 2019 como membros do mesmo Dicastério, uma atitude que revela a vontade firme de Francisco de contar com a sabedoria feminina no seu pontificado.


À época, juntamente com Simona Bambrilla, foram escolhidas a superiora-geral das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, Françoise Massy; Rita Calvo, que foi nomeada em 2015 Superiora Geral da Ordem da Companhia de Maria Nossa Senhora, para o período de 2015-2021, a superiora-geral da Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Kathleen Apple, a superiora-geral das Irmãs Missionáris Pie Madri dela Nigrizia (Missionárias Combonianas), Luigia Coccia; e a presidenta geral do Instituto Secular de Voluntários Dom Bosco, Olga Krizov e a superiora-geral das Filhas de Maria Auxiliadora, a salesiana Yvonne Reungoat.


As mulheres no Pontificado de Francisco


Durante seu pontificado, Francisco tem intuído que a presença da mulher complementa e acrescenta na tarefa da tomada de grandes decisões no Vaticano, por isso confia nelas e as quer por perto para ajudar a pensar os rumos da Igreja Católica. Aos poucos elas vão ocupando espaços significativos nos Sínodos, nas Prefeituras, em diversos departamentos do Vaticano.

Comentários


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

bottom of page