top of page
Foto do escritorRosinha Martins

"Papa Francisco, uma autoridade mundial pelo seu estatuto moral, ético e pela coragem de falar"


Dom Luíz Fernando em encontro com o Papa Francisco em Roma, Itália


O bispo de Cachoeiro do Itapemiriam, ES, Dom Luiz Fernando Lisboa, parabeniza Papa Francisco pelos 10 anos de pontificado assegurando-lhe suas orações.


POR ROSINHA MARTINS

RM notícias


Ao participar da Série ‘Francisco uma encíclica de amor”, o bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, ES, Dom Luiz Fernando Lisboa disse que é muito fácil falar sobre Francisco por ser um Papa que cativou desde o primeiro momento da sua eleição em 13 de março de 2013. “Iniciou o pontificado pedindo a oração do povo”.

Para Dom Luiz, o nome escolhido é carregado do significado que tem São Francisco de Assis para a Igreja neste novo momento da nossa história. “O cuidado com a natureza, o cuidado com a casa comum, o cuidado com os pobres e com toda a criação e ele expressou isso na sua encíclica Laudato Sì que se torna agora um dos principais documentos da doutrina social da Igreja”, afirmou.


Assista e compartilhe



Os migrantes e refugiados


Dom Luiz lembrou a atenção e a preocupação do Papa Francisco com os migrantes e refugiados desde o início da sua missão como chefe da Igreja. “Logo que iniciou o pontificado visitou a Ilha de Lampedusa e trouxe para o centro do debate, no mundo, o grande problema, a grande chaga da sociedade, a situação dos refugiados, dos deslocados, de milhares, milhões de pessoas que fogem das guerras, da fome, do desemprego, procurando por mais vida”.


Os pobres


Também os mais pobres, aos mais vulneráveis, aos movimentos sociais. foram nestes dez anos a pupila dos olhos de Francisco estes Francisco. “Nas suas visitas apostólicas, encontrou-se com os mais pobres e passou a ser, nesse momento, a voz daqueles que não tem voz, a vez daqueles que não tem vez. Tornou-se nestes últimos anos, a principal autoridade mundial pelo seu estatuto moral, ético, pela coragem de falar.


“Tirem as mãos da África”


Missionário na África, na diocese de Pemba, Moçambique e conhecedor dos desafios do continente, Dom Luiz frisou a importância da chamada de atenção do Papa ao mundo quando visitou o Congo e o Sudão do Sul: “Tirem as mãos da África”, foi enfático Francisco. “Vivi na África cerca de 20 anos, sei, vi a exploração daquele povo, dos recursos naturais do empobrecimento por causa da ganância e do sofrimento por causa das guerras”, afirma Dom Luís.


O bispo de Cachoeiro encerra a sua mensagem dizendo a Francisco que “Nós te amamos muito e continuaremos rezando pelo seu ministério, por esse serviço tão importante para a nossa Igreja e para o mundo inteiro”.


Sobre Dom Luiz Fernando Lisboa


Em 2001 foi enviado como missionário ad gentes à Diocese de Pemba em Moçambique, onde desempenhou o seu ministério como Vigário Paroquial, Pároco e Formador no Seminário Passionista. Retornando ao Brasil em 2010, no ano seguinte foi nomeado pároco de Santa Teresinha de Lisieux em Colombo, na Arquidiocese de Curitiba.


Em 12 de junho de 2013 foi nomeado bispo de Pemba e recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de agosto seguinte, na Catedral Diocesana de Osasco, pelas mãos de Dom Lúcio Andrice Muandula, bispo de Xai-Xai, coadjuvado pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e por Dom Ercílio Turco, bispo de Osasco.


Em 11 de fevereiro de 2021, foi nomeado bispo de Cachoeiro de Itapemirim, ao mesmo tempo conferindo-lhe o título de Arcebispo ad personam.


Fonte: Rosinhamartins.com.br


Comments


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

bottom of page