Papa Francisco viaja para o espaço e estreita laços entre fé e razão
Quem quiser, poderá acompanhar a missão como também registrar seu nome em um chip que será lançado ao espaço junto com as palavras do Papa que viajam em 10 de junho em um nano-livro.
Astronauta italiano Paolo Nespoli entrega uniforme espacial ao Papa Francisco durante encontro em 2018, no Vaticano Foto: Vatican Media/Handout via Reuters
POR ROSINHA MARTINS
RM notícias
Por ocasião do terceiro aniversário da Statio Orbis, a mensagem do Papa viajará para o espaço sob a forma de um nano-livro, intitulado “Porque estais com medo? Ainda não tendes fé?” (Perchè avete paura? Non avete ancora fede?” A missão, batizada de Spei Satelles, da tradução latina “Guardião da Esperança”, é uma iniciativa do Dicastério da Comunicação, em colaboração com a Agência Espacial Italiana, o Politécnico de Turim, o Instituto de Fotonica e Nanotecnologia do CNR e o Apostolado Digital de Turim.
De acordo com o secretário do Dicastério, Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, “o projeto tem por objetivo levar a esperança para além das fronteiras que estamos habituados a conhecer, como também, chamar a humanidade à esperança.
“Porque não usar a tecnologia a serviço da fé?, questiona o presidente da Agência Espacial Italiana, Giorgio Saccoccia. “Quem sabe, uma olhada do céu não nos ajuda a compreender que a terra é única e pertence a todos?”, acrescentou.
“A Igreja não é contra a ciência, ao contrário a Igreja favorece a ciência participando ativamente do seu processo de desenvolvimento”, afirmou o vice-diretor do Observatório do Vaticano, padre Gabriele Gionti.
A proposta está ligada à mensagem do Papa, de 27 de março de 2020, com a Statio Orbis, na Praça de S. Pedro, uma oração que se tornou um ícone de esperança que continua a sua viagem e continua a chamar os habitantes do planeta dar movimento continuo ao verbo esperançar, esperar em contínua ação pelo bem de todos e da Casa Comum.
Para significar este compromisso comum, caminhando juntamente com o Papa, na quarta-feira 29 de maio, no final da Audiência Geral, o Santo Padre abençoará o satélite e o nano-livro antes da sua transferência para as verificações técnicas finais antes do lançamento. O Dicastério da Comunicação trabalhou de maneira interdisciplinar, com várias instituições afins, para lançar, em conjunto, um sinal renovado de esperança.
“É muito significativo que, numa mudança de época como a qual estamos vivendo, uma comunidade de cientistas, investigadores, acadêmicos e comunicadores se reúnam aqui hoje para recordar o trabalho realizado em conjunto e para apresentar um pequeno sinal de unidade e esperança num mundo tão dividido e desesperado”, disse Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério da Comunicação, durante a apresentação do projeto.
“A fé não tem medo da razão”
“Estar aqui hoje significa também demonstrar concretamente a possibilidade de colaboração entre
mulheres e homens de ciência e mulheres e homens de fé", concluiu Ruffini, recordando o que o Papa Francisco diz no Evangelli Gaudium: “a fé não tem medo da razão; pelo contrário, procura-a, confia nela”.
Composto tanto de fotografias como das palavras do Papa, o nano-livro de 10 x 8 cm (foto à esquerda), que irá para o espaço, foi publicado em 2021 pela Libreria Editrice Vaticana, e em 2022, no ano seguinte, a publicação foi depositada no banco de sementes mundial, localizado no arquipélago ártico das Ilhas Svalbard, a cerca de 1200 km do Polo Norte.
Como participar dessa missão
As mensagens estão em italiano, inglês e espanhol. Através do website www.speisatelles.org é possível não só acompanhar o progresso da missão, mas também registar o seu nome num chip que a Spei Satelles irá manter em órbita. A fim de obter um cartão de embarque virtual, ser-lhe-á pedido que se comprometa a fazer um trabalho de misericórdia em favor da paz e da esperança. Cada pessoa pode assim tornar-se uma semente concreta de esperança no seu ambiente de vida. O logotipo da missão espacial recorda todos estes aspectos.
Vale ressaltar que não é a primeira vez que Francisco dialoga com a Estação Espacial. A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), em 2017, por meio de videochamada, discursou com astronautas sobre o lugar do homem no universo.
Comments