top of page
Foto do escritorRosinha Martins

“Por que as crianças não podem ser acompanhadas por médicos no ambiente escolar?”


Presidente Lula em reunião com ministros para discussão sobre violência nas escolas. Foto: Ricardo Stuckert.

POR ROSINHA MARTINS

RM notícias


A pergunta foi feita pelo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva durante a reunião realizada com ministros e governadores, realizada na terça-feira (18/4), o presidente Luís Inácio Lula da Silva ao citar dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que pelo menos 15% da população mundial possui algum transtorno mental, defendeu a necessidade de avaliar a saúde mental das crianças dentro das escolas. “Porque elas não podem ser acompanhadas por médicos logo no ingresso ao ambiente escolar. É preciso esperar por um crime para tomar uma atitude?”, perguntou.


O presidente ressaltou ainda, que se os dados da OMS são verdadeiros, significa que, “num país de 220 milhões de habitantes, então, 15%, ou seja, quase 30 milhões de pessoas tem problema mental e pode, em qualquer hora, acontecer uma desgraça”.


Para o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), essas medidas são uma resposta a uma cultura de violência, ódio e intolerância presente na sociedade. O MEC também deve editar uma resolução para comunicar aos gestores que é possível utilizar os recursos do PDDE para a formação, infraestrutura e equipamentos com finalidade de segurança.


O governo discutiu, também, um pacote de R$ 3 bilhões para combater a violência no ambiente escolar, sendo que R$ 1,097 bilhão será repassado por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Comments


Rosinha.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou Rosinha Martins, missionária scalabriniana.

Atuo no jornalismo, na educação, na acolhida, promoção, proteção e integração de migrantes

e refugiados. 

Fique por dentro de todas as notícias

Obrigada por assinar!

bottom of page