Religiosas se reúnem em Santo André para celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada
Atualizado: 13 de fev. de 2023
O grupo de Religiosas do Regional de Santo André, da Conferência dos Religiosos do Brasil, de São Paulo, se reuniu na noite desta quinta-feira, 02 de fevereiro, na Catedral Nossa Senhora do Carmo em Santo André, SP, para celebrar o Dia Mundial da Vida Consagrada que se comemora no Dia da Apresentação do Senhor no templo.
A Celebração Eucarística, - presidida pelo vigário geral da diocese e pároco da catedral, padre Joel Nery e padre Flávio José dos Santos, vigário paroquial da Catedral -, contou com a participação dos fiéis e cerca de 25 religiosas.
A bênção das velas, na abertura da missa, por ocasião da memória a Nossa Senhora da Candelária, a procissão das três velas representando os votos religiosos professados publicamente pelos consagrados e a leitura da mensagem do Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz, marcaram a celebração da data.
O presidente da celebração, padre Joel destacou o lugar da Vida Consagrada na Igreja. “Por meio dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, assumem a missão de ser luz no mundo por meio do serviço às crianças, aos idosos, aos mais carentes, associados às mais diversas congregações religiosas com suas especificidades”, disse.
"Nosso testemunho é desafiante nos dias de hoje", afirma coordenadora da CRB
Ao final da missa, a coordenadora da CRB Regional da diocese, Irmã Conceição Aparecida Gonçalves Faria, da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis, dirigiu uma mensagem aos fiéis e aos religiosos presentes e enfatizou que "o nosso testemunho é desafiante nos dias de hoje, porém sabemos que não estamos sozinhos. O Deus Uno e Trino nos acompanha constantemente, assim como Maria".
Mensagem do Cardeal João Braz de Aviz
Também foi lida a mensagem do Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, Cardeal João Braz de Aviz, enviada aos consagrados do mundo inteiro por ocasião da data, na qual ele faz algumas indagações aos consagrados. “Invocamos o Espirito com forma e frequência e pedimos-lhe que reacenda no nosso coração o fogo missionário, o zelo apostólico, a paixão por Cristo e pela humanidade? Sentimo-nos impelidos a “falar do que vimos e ouvimos” (1Jo 1,3)? Será que sentimos um anseio por Cristo? Será que sofremos e arriscamos, em sintonia com o Seu coração pastoral? Estamos dispostos a “alargar a nossa tenda”, a caminhar juntos? E acima de tudo, perguntemo-nos: é a Pessoa de Jesus, os seus sentimentos, a sua compaixão, que abrasa os nossos corações?”
Leia a íntegra
Comments