Vida Consagrada: Vocações é tema de Ampliada de Núcleos em São Paulo
POR ROSINHA MARTINS
Animadoras e animadores dos núcleos da Vida Consagrada no Estado de São Paulo, Regional CRB/SP. Foto: Rosinha Martins
“O que nos motiva a estarmos aqui é o sonho da comunhão, da fraternidade, da sinodalidade e da intercongregacionalidade”, disse a coordenadora da CRB Regional de São Paulo, Ir. Helena Gesser, ao recepcionar os cerca de 50 religiosos e religiosas animadores e animadoras dos 48 núcleos, reunidos na sede da Conferência no bairro Bela Vista, São Paulo, SP, no dia 1º de julho de 2023, para a reunião ampliada dos animadores de núcleo.
Os religiosos e religiosas discutiram o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil “Vocação: graça e missão que tem como lema “corações ardentes, pés a caminho”, assessorado pela missionária paulina e animadora vocacional, Irmã Sheila Silva Araújo, a qual ressaltou que o objetivo da Igreja com esta temática específica é promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, famílias e na sociedade para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. Fortalecer processos vocacionais cada vez mais humanizados e humanizadores, pensando não apenas em técnicas, mas, também, em vivências testemunhais.
De acordo com Irmã Sheila, “a cultura vocacional também inclui uma comunidade que mantém um "clima de fé, de oração, de comunhão no amor, de maturidade espiritual, de coragem do anúncio, de intensidade da vida sacramental faz da comunidade crente um terreno adequado não apenas ao desabrochar de vocações particulares, mas à criação de uma cultura vocacional e de uma disponibilidade nos indivíduos a receber seu chamado pessoal".
Algumas pistas para fazer um caminho vocacional eficaz foram dadas pela assessora que destacou como elementos básicos a espiritualidade (rezar pelas vocações, cultivar a espiritualidade, orientação espiritual e leitura orante da Palavra); o itinerário (Atenção à integralidade da pessoa do(a) acompanhado(a); compreensão da estrutura humana do jovem, suas forças e fragilidades; envolvimento da família em vista de um ambiente de confiança recíproca); a sinodalidade (continuar o caminho de construção da cultura vocacional, que certamente facilitaria qualquer processo vocacional, mostrando que a responsabilidade é de toda a Igreja – cristãos leigos e leigas, vida consagrada, ministros ordenados –, sendo fundamental um adequado planejamento e organização, num serviço em rede, nos diversos âmbitos (n. 204).); o planejamento participativo (Articular a animação vocacional numa gradualidade progressiva, com metas, etapas, passos e itinerários que devem ser continuamente avaliados) e Meios de Comunicação (A web e as redes sociais [...] constituem uma oportunidade extraordinária de diálogo, encontro e intercâmbio entre pessoas, bem como acesso à informação e conhecimento.
A animadora da Comunicação da CRB/Nacional, Irmã Neusa Santos falou sobre a importância na comunicação na missão da vida consagrada, suas exigências, transformações e desafios. “As redes territoriais estão sendo substituídas por redes móveis. A rede tenta dar conta desse novo sujeito que se impõe com o avanço do capítulo pós moderno. Antes era simples, controlável, previsível, lento e estável”, e acrescentou que nos dias atuais o cenário é complexo, imprevisível, rápido, instável, fora do controle, porém, - parafraseando o Papa Bento XVI-, disse que “a Internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e solidariedade, nos diz o Papa Bento XVI”.
Membro da coordenação da CRB/SP e missionário da Congregação do Espirito Santo – Espiritanos, padre Leonardo da Silva Costa recordou o Jubileu dos 70 anos da CRB Nacional que teve início em abril/2023 e terminará com o Seminário a realizar-se no dia 31/05 a 02/06, em Fortaleza que terá como tema “Memória, mística, profecia, esperança”. Com esta motivação, os núcleos se reuniram para traçar linhas de ações celebrativas dos 70 anos da Conferência em “in loco”.
A reunião encerrou com a Celebração Eucarística da Festa de Pedro e Paulo, presida pelo padre José Elias Fadul, da Sociedade do Apostolado Católico (palotinos) e membro da coordenação da CRB/SP.
Veja mais imagens da reunião
Comments