top of page

Rosa Maria Martins Silva é mineira. Apaixonada, desde a infância, pelos Meios de Comunicação Social, se licenciou e filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena, em Teologia pelo Instituto São Boaventura de Roma e é mestre em Jornalismo, Imagem e Entretenimento pela Fundação Cásper Líbero.

Trajetória

Assessoria

Escreve artigos, assessora organizações não governamentais e da Igreja.  Sua maior experiência missionária se deu na educação e atualmente no jornalismo. Trabalhou de 2009 a 2016 como Assessora Executiva de Comunicação na Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional); Atuou como substituição por 8 meses, na Assessoria de Comunicação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), de Abril a Dezembro de 2022. Participou da cobertura jornalística da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida, SP em setembro de 2022; coordenou realização de documentários sobre a Amazônia, como: "Guardiões Ambientais Ribeirinhos, Quando o amor fala mais alto e sobre refugiados Seriado "Eu não, nós", em 2020.

Prêmio CNBB
de Comunicação

Em 2021, foi vencedora do Prêmio CNBB de Comunicação 'Prêmio Papa Francisco', com o tema de Menores Estrangeiros não Acompanhados: uma análise da representação no fotojornalismo italiano. Publicou capítulo dessa dissertação na Coletânea sobre Migrações na Amazônia, pela Universidade Federal de Roraima (UFRR): Interfaces da Mobilidade Humana na Fronteira Amazônica.

Cartas do
Papa Francisco

Por ocasião das Campanhas para a Jornada Mundial do Dia do Migrante e do Refugiado 2020/2021, recebeu duas cartas físicas do Papa Francisco em sua residência, na qual o Pontífice agradece o respeito e os sentimentos de confiança e gratidão a ele dedicado e conhece o trabalho das Scalabrinianas junto aos migrantes e refugiados.

bottom of page